menu
Calculadora de juros para Portugal
Calculadora de juros para Portugal
Calculadora de juros para Portugal

Uma das formas mais comuns de aumentar as vendas é dar um desconto. O vendedor anuncia o montante da redução do preço, e o comprador decide se está ou não satisfeito com o novo preço. No entanto, nem todos podem descobrir imediatamente como calcular um desconto sobre um item a fim de avaliar os termos do negócio. Para o comprador, é o montante total da compra que importa, e para o vendedor, é o lucro. Aqui está a fórmula para calcular um desconto.

Por exemplo, precisamos de calcular quanto é 50 de 8

Numa loja, um artigo custa 8 euros, foi-lhe dado um desconto de 50%, e quer saber quanto poupou.

Montante da poupança = Preço * Desconto percentual/ 100.

Montante da poupança = (50 * 8) / 100.

Montante da poupança = 4 euros.

Simplificando, se comprar um artigo por 8 euros e obter um desconto de 50%, pagará 4 euros e poupará 4 euros no processo.

Para evitar o incómodo de ter de calcular o desconto você mesmo, é melhor usar uma calculadora de percentagem. Utilizando a calculadora de percentagens pode fazer todo o tipo de cálculos utilizando percentagens. Arredondar os resultados para o número necessário de casas decimais.

Porque é que existem descontos?

Normalmente, os preços são reduzidos a fim de atrair novos clientes ou aumentar as vendas. Os vendedores desenvolvem uma política de preços que tem em conta:

a categoria de compradores de contrapartes (retalhistas ou grossistas);

sazonalidade das vendas - alterações de preços em períodos de procura alta ou baixa;

volume, frequência das transacções;

condições de pagamento (por exemplo, redução no método de pagamento antecipado).

Os descontos podem ser concedidos a todas as contrapartes sem excepção ou apenas àquelas em que o vendedor está interessado.

Motivos para conceder um desconto

No retalho, o montante do desconto é normalmente indicado na etiqueta do preço do produto para o qual a oferta é válida. A fim de atrair clientes, é colocado um anúncio adicional para a oferta actual. O recibo mostrará o montante total incluindo todos os descontos.

Com os clientes grossistas, os termos e condições do negócio serão especificados no texto do contrato. A possibilidade de descontos deve ser explicitamente mencionada no documento. Deve ficar claro no acordo como calcular o desconto se a contraparte tiver cumprido as condições para uma redução de preço.

Como calcular um desconto em mercadorias, fórmula

Se o comprador só conhece o montante da base, o preço inicial, conhecendo o montante do desconto, é possível calcular tanto o montante do desconto como o novo valor da mercadoria.

Na maioria das vezes o desconto é dado como uma percentagem. Como calcular correctamente o desconto sobre um artigo? A fórmula aplica-se da seguinte forma:

 Montante do desconto = preço base / 100% x % de desconto

Para descobrir o novo preço, subtrair o montante do desconto do preço base.

Como reclamar um desconto

O vendedor pode dar um desconto imediatamente quando o produto ou serviço é comprado ou numa data posterior, quando são cumpridos outros termos e condições - por exemplo, após um determinado volume de bens ou serviços ter sido comprado. Dependendo disto, são emitidos documentos:

Se o desconto for concedido imediatamente, os documentos indicam o preço incluindo o desconto;

Se o desconto for concedido mais tarde, são emitidos documentos correctivos.